Softwares

Gerenciamento de Bens Patrimoniais tendo como Base as Regras do Governo Federal – SIGEPAT

Sistema desenvolvido em 1999 para atender um edital antigo CEFET, hoje IFBA, utilizando linguagem DELPHI com portabilidade para banco de dados locais e cliente/servidor. 

Número do processo: 11781-2

Equipe EnvolvidaOsmar Ferreira Gomes; Nyomisio Lisboa Neto;

Sistema de Vigilância Radiológica – SVR 

Programa para gerenciar as inspeções sanitárias nos serviços de radiologia médica e odontológica, incluindo roteiro de inspeção dos serviços, cálculo de blindagem e levantamentos radiométricos. 

Número do processo: BR 51 2013 001203 1

Equipe EnvolvidaMarcus Vinicius Teixeira NavarroMario de Jesus Ferreira

Sistema de Informação em Saúde do Trabalhador em radiações ionizantes – SISTRI

O programa permite gerenciar as exposições e os exames ocupacionais, estabelecendo níveis diferenciados  de acesso aos trabalhadores, setor regulado e autoridade reguladora. Assim, é possível ao trabalhador  acompanhar suas exposições e  exames, a empresa gerenciar a situação dos trabalhadores e a autoridade reguladora acompanhar a atuar em situações de riscos aos trabalhadores. 

Número do processo:  BR 51 2013 001206 6

Equipe EnvolvidaMarcus Vinicius Teixeira NavarroWilson Otto Gomes Batista; José Garcia Vivas Miranda;

Sistema de Informação das exposições ás radiações ionizantes – SIERI

O SIERI é um sistema computacional desenvolvido em plataforma web, compatível com os principais navegadores de mercado e com suporte a dispositivos móveis, para o registro e gerenciamento de dados de dose de radiação ionizante em trabalhadores de serviços de saúde e pacientes expostos a procedimentos de medicina intervencionista (hemodinamica). O sistema subdivide-se em 5 macro módulos: serviços, dose paciente, dose trabalhador, notificações e relatórios.

Número do processo: BR 51 2013 001207 4

Equipe EnvolvidaMarcus Vinicius Teixeira NavarroRichard Augusto Schafer De Martini; Wilson Otto Gomes Batista; Wellington Soares Ribeiro de Barros; Thiago Coelho Prado;


Geração Matemática de Casco por Imposição de Parâmetros Geométricos a Priori - GERMAT 

O desenho de linhas do casco de uma embarcação é um trabalho extenso, devendo o projetista garantir o carenamento da forma, que consiste na ausência de reentrâncias ou saliências, o que diminui as chances de formação de um escoamento que resulte numa alta resistência ao avanço da embarcação.
Este software parte da imposição automática do carenamento da forma, impondo previamente os parâmetros geométricos que mais agradem ao projetista. O software pode também coletar pontos e outros dados discretos do casco, e adaptar uma formulação matemática que modele a forma, possibilitando uma fidedigna representação da geometria do casco.

Número do processo: BR 51 2014 001255 7

Equipe Envolvida: Henrique José Caribé Ribeiro

Sistema de Informação em Saúde do Trabalhador - SISTRA

O SISTRA é um sistema computacional desenvolvido para o registro e gerenciamento de dados de inspeção de saúde do trabalhador em postos de combustíveis e agroindústria.

Número do processo: BR 51 2015 000125 6

Equipe Envolvida: Handerson Jorge Dourado Leite e Marcus Vinicios Teixeira Navarro


Simulador de Gestão Escolar - SIMGE

Possibilita a simulação funcional de uma escola, usando aspectos lúdicos e focando na gestão financeira.

Número do processo: BR 51 2015 000928 1

Equipe Envolvida: Adriana da Silva Oliveira, Alexandra Quadro Siqueira, Jocelma Almeira Rios, Leonardo Rangel dos Reis, Marcelo Vera Cruz Diniz, Marcos Vinicius Pimentel dos Santos, Márcia Cristina Souza Santos e Pedro Bezerra da Costa.

CONCRETRAÇO – Dosagem de Concreto Estrutural

Software que executa toda a rotina do cálculo da dosagem de concreto estrutural pelo método do IPT e apresentará os resultados em ambiente amigável, autoexplicativo, com opções para transformações de unidades de medidas (massa para volume ou volume para massa); o cálculo das dimensões das padiolas; tabelas de ajuste do traço em relação à coesão, consistência e resistência mecânica; correção das quantidade em relação à umidade e inchamento da areia.

Número do processo: BR 51 2015 001183 9

Equipe Envolvida: EDUARDO JORGE VIDAL DULTRA / MARCO ANTONIO PARANHOS SILVA

SOMORe – Sistema de apoio à decisão na reativação de campos de petróleo.

É um software desenvolvido para internet ( tecnologia Java, banco de dados MySql) que oferece o suporte no lançamento e acompanhamento de dados referentes a editais licitatórios na área de petróleo. O software apresentado tem objetivo de construir para o aumento da participação de pequenas e médias empresas nas rodadas de licitação de área com acumulações marginais de petróleo e gás através do apoio à tomada de decisão durante todo o processo de reativação de campos maduros e economicamente marginais no Brasil. Integra técnicas utilizadas no apoio à decisão Fluxo de Caixa e seus indicadores (TIR e VPL), TOPSIS,árvore de decisão, opção reais e lógica FUZZY. Este software é uma grande contribuição para a comunidade acadêmica e empresarial, pois é um produto que pode viabilizar a entrada de pequenas e médias empresas na atividade de exploração e produção conforme previsto no art. 65 da lei 12.351/2010, além de dar oportunidade de novas pesquisas relacionadas ao tema, incluindo inovações em áreas consideradas prioritárias ao país. Associar diversas técnicas utilizadas tomada de decisão permite maior eficácia e confiabilidade durante o processo de reativação de áreas produtoras de petróleo.

 Número do processoBR 51 2016 000 5653

Titulares: IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e UFBA – Universidade do Estado da Bahia.

Inventores: Eduardo Oliveira Teles; Ednildo Andrade Torres, Francisco Gaudênio Mendonça Freire

LIPISPACE

O jogo eletrônico traz ao jogador uma simulação do funcionamento de uma nave espacial que utiliza os conceito de campo magnético e do modelo atômico de Borh para destruir naves inimigas, meteoritos e resolver problemas de distribuições eletrônica.

 Titulares: IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Número do processo: BR 51 2016 001116 5

Inventores: DIELSON PEREIRA HOHENFELD / JANCARLOS MENEZES LAPA / MARCELO VERA CRUZ DINIZ / ROBERTO LUIZ SOUZA MONTEIRO / TEREZA KELLY GOMES CARNEIRO

SAI – SOFTWARE PARA AVALIAÇÃO DE IDOSOS

O software tem por objetivo possibilitar a avaliação do longevo de forma ágil, pelo profissional de saúde, classificando-o de forma rápida  e fundamentada na literatura cientifica, por meio da utilização de escalas validadas. Mais especificamente visa avaliar o equilíbrio estático, dinâmico e o risco de quedas em idosos.

 Nº no INPI:  BR 51 2016 000963 2

Titulares: FUNDAÇÃO BAHIANA PARA DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS / INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

Inventores: ELEN BEATRIZ CARNEIRO PINTO / HANDERSON JORGE DOURADO LEITE / MARIA CONSUELO D’ALMEIDA NUNEZ FILHA