Parcerias

A parceria entre instituições de ciência e tecnologia (ICT), a exemplos dos institutos federais e universidades, com empresas pode ser um grande diferencial para alavancar a inovação. Nessa perspectiva o Departamento de Inovação (DINOV) busca estabelecer e fortalecer parcerias com entidades públicas e privadas, criando oportunidades para que as atividades de pesquisa e inovação tecnológica realizadas no IFBA contribuam para o desenvolvimento econômico e social do pais. 

Os interessados em estabelecer parcerias com o Instituto Federal da Bahia podem solicitar um agendamento para  atendimento e direcionamentos por meio do endereço eletrônico inovaifba@ifba.edu.br ou pelo telefone (71) 3221-0335 ou 0336.

O DINOV empenha-se em alcançar os objetivos:

• Proteger e divulgar os conhecimentos gerados pelos pesquisadores da instituição;

• Estimular parcerias com empresas e órgãos públicos;

• Coordenar ações entre órgãos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, objetivando o fortalecimento da expansão tecnológica regional e nacional;

• Difundir a política de propriedade intelectual do IFBA;

•  Zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção de criações, licenciamentos, inovações e outras formas de transferência de tecnologias.

• Incentivar a criação de parcerias para oferta de Prestação de Serviços, Licenciamentos e outras formas de transferência de tecnologias;

• Apoiar e estimular ações empreendedoras no âmbito institucional.

Desde 07 de junho de 2013, a Portaria nº 896/2013 delega ao Departamento de Inovação (DINOV) anteriormente chamado Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT) a competência de receber processos de convênios e contratos que tratam de matérias concernentes à política de inovação institucional, com base na Lei 10.973/04 (Lei de Inovação).

Polo de Inovação Salvador

O Polo de Inovação Salvador (PIS) do Instituto Federal da Bahia é uma das cinco unidades especiais da Rede Federal de Educação Tecnológica, autorizadas pela Portaria do MEC Nº 819, de 13 de agosto de 2015. Sua finalidade é atender às demandas das cadeias produtivas em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), formação de recursos humanos e prestação de serviços tecnológicos para os setores de base tecnológica, especialmente nos segmentos que envolvem o Complexo Industrial da Saúde.

É credenciado pela EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), na área de equipamentos médicos, seus dispositivos e acessórios, desenvolvendo inovações para a indústria de base mecânica, eletrônica e de materiais do Complexo Industrial de Saúde.

Possui o único laboratório brasileiro (LABPROSAUD) acreditado pelo INMETRO, para realizar calibração das grandezas associadas a radiodiagnóstico, principalmente, na área médica de mamografia, raio-x convencional e odontológico, angioplastia e para realização de ensaios de desempenho em luminárias cirúrgicas e de diagnóstico. Projeto realizado com o apoio da FINEP e do Ministério da Saúde.

CONTATOS

Polo de Inovação Salvador

Telefones: (71) 3221-0397 / 3221-0345

E-mail: poloinovacaosalvador@ifba.edu.br

Endereço: Parque Tecnológico da Bahia Rua Mundo, nº 121, Edifício Tecnocentro, Subsolo 1 e 2 (Av. Luís Viana Filho – Paralela, Km10)- Trobogy, Salvador, BA, Brasil. CEP: 41.745-715