Acervo

Nesta página é possível ter acesso direto a informações rápidas e resumidas de algumas tecnologias desenvolvidas pelos pesquisadores do IFBA registradas /protegidas junto ao Instituto de Propriedade Intelectual – INPI.

Os interessados em estabelecer parcerias com IFBA para licenciamentos, transferências de tecnologias, contratos, etc. referente a qualquer tecnologia do nosso ACERVO podem contatar-nos através do Fale Conosco ou pelo
e-mail: inovaifba@ifba.edu.br

MÁQUINA PARA QUEBRA DO COCO LICURI E SIMILARES

Nº INPI: MU 9002752-3 Tipo: Pedido Modelo de Utilidade Titulare(s): INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA (BR/BA); :  UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (BR/RN) / Inventores: RAIMUNDO FERREIRA DA SILVA / NGELO RONCALLI OLIVEIRA GUERRA / IVO FERREIRA DA SILVA.

Descrição / Resumo: A presente Patente de Modelo de Utilidade para um quebrador de coco tipo Licuri e similares que é formado pelo conjunto quebrador FIG. l e FIG. 3, composto pelos cilindros dentados (7), (8), (8.l), câmara de quebra formada pelo funil interno ((19) e placa guia (14), montados sobre os eixos (16), (17) e (l7.l), fixados pelos mancais de rolamentos tipo Y (ll) e ( l 1-1), presos às placas suportes (9) e (9.l),. alinhados pelos tirantes fixadores (10), fixado ao cavalete formado pela base (18) e sustentadas pelos pés ( l), alimentado pelo reservatório (13), sobre a caixa de proteção (12), acionado através de sistema de transmissão correias e polias s (4) e polias (5) movidas por motor elétrico de corrente alternada (2), eixo intermediário (3) sustentado pelos mancais (15) e eixo (16) e (17), cujo funcionamento provoca a quebra do coco Licuri que é captado pelo aparador (6).

COMPÓSITO ESTRUTURAL PARA CONSTRUÇÕES NAVAIS

Nº INPI: BR 10 2013 014488 6 Tipo: Patente de Invenção Titulare(s): Universidade Federal da Bahia (BR/BA) e Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia da Bahia (BR/BA) Inventores: Alexandre de Macêdo Wahrhaftig / Henrique José Caribé Ribeiro / Milton Kuhn Barreto Barretto 

Descrição / Resumo: À criação de um material com vistas à sua aplicação na indústria naval. Trata-se de um compósito estrutural que toma por base uma configuração do tipo sanduíche, suficientemente rígida e leve, formada preponderantemente por polímero de estireno (styrofoan) e fibra de vidro. Este polímero, no formato do difundido isopor, possui vários atrativos como espaçador, tanto técnicos quanto econômicos, a exemplo de baixo preço, peso reduzido, grande disponibilidade comercial, variabilidade de dimensões, além das facilidades de manipulação para cortes e colagens. As primeiras análises são conduzidas com o objetivo de avaliar a capacidade do compósito de resistir aos esforços solicitantes comumente presentes nas estruturas navais. O problema é então formulado para um painel que simula condições de serviço típicas, quando o material é aplicado a uma determinada posição na estrutura. As simulações admitem um mesmo painel de dimensões externas fixas, mas com diversos arranjos internos. Esses arranjos constituem-se da associação de fibra de vidro e isopor. A fibra é aplicada tanto nas superfícies externa e interna quanto nas laterais do isopor. Um tecido bidirecional formado por fibras entrelaçadas nas direções ortogonais é empregado no revestimento superficial. Para fechamento, as arestas do painel são envolvidas por fios de roving. Ambos, roving e tecido, são impregnados em resina epóxi. As simulações matemáticas para analisar o comportamento do material proposto são realizadas computacional com base no Método dos Elementos Finitos. Considerando-se a inserção do painel formado nas estruturas navais, um carregamento primário e secundário é aplicado ao elemento estrutural. O carregamento primário simula os efeitos de flexão básicos que agem em toda a seção da embarcação, enquanto que o secundário representa a pressão hidrostática. Nesse contexto, para cada arranjo, são avaliadas as tensões, deformações, os esforços de flexão e de membrana buscando definir uma configuração que melhor atenda à resistência do conjunto, levando em conta, cumulativamente, considerações para diminuir peso e custo.

PROCESSO DE EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS ATIVOS DE MATERIAL VEGETAL

Nº INPI: PI 0802052-3 Tipo: Patente de Invenção Titulare(s): Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (BR/SP) / Natura Inovação e Tecnologia de Produtos Ltda. (BR/SP) / UFBA - Universidade Federal da Bahia (BR/BA) Inventores: Vanessa Mendes Santos Cavalcanti  / Frederico Guaré Cruz / Martín Aznar / Silvio Alexandre Beisl Vieira de Melo / Sergio Delarcina Júnior 

Descrição / Resumo: A presente invenção refere-se a um processo de extração de compostos ativos otimizado provido de um alto rendimento global, a partir de um material vegetal por meio da tecnologia do fluido supercritico, de modo a se obter um produto natural provido em sua composição química da substância espilantol ou ainda outras amidas e compostos ativos que conferem ao referido produto características bioativas responsáveis pela ação antiséptica, anti inflamatória analgésica, inseticida dentre outras.

MÉTODO PARA INIBIÇÃO DE SOURING EM RESERVATÓRIOS E EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO, TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE PETRÓLEO E GÁS PELO USO DE AGENTES QUELANTES E/OU ANTIOXIDANTES

Nº INPI: PI 1005035-3 Tipo: Patente de Invenção Titulare(s): UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (BR/BA) / IFBA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (BR/BA) Inventores: Elias Ramos de Souza / Paulo Fernando de Almeida  / Elias Silva dos Santos

Descrição / Resumo: A presente invenção relata um processo para mitigação de SO £ring, caracterizada pela produção de sulfeto de hidrogênio por bactérias redutoras de sulfato, em reservatórios e em sistemas de produção, transporte e armazenamento de petróleo e gás através da injeção de solução aquosa contendo de 2 a 20 moles de agentes quelantes e/ou antioxidantes, em um pH na faixa de 5 a 11 e temperatura entre 0<198>C e 100<198>C, absorvida pelas bactérias redutoras de sulfato ou sequestro de elementos e substâncias químicas nos fluidos. bactérias oxidantes ou seus análogos, atuando diretamente nas enzimas chave responsáveis pelo processo de catálise das reações de transformação do sulfato a sulfeto de hidrogênio. A invenção tem aplicabilidade nos sistemas citados acima, , tanto offshore quanto onshore, por ajudar a reduzir a souring e a geração de precipitados de enxofre. A novidade está no fato de usar agentes quelantes ou antioxídantes para inibir as reações de oxi-redução das rnetaloenzimas envolvidas na redução do sulfato a sulfeto, pelo bloqueio das reações de transporte de elétrons. nos reservatórios e nos sistemas de produção, transporte e armazenamento de petróleo e gás, interferindo diretamente no metabolismo das bactérias redutoras de sulfato. com o mínimo de interferência sobre a microbiota benéfica. ou seja, petrobiótica.

 

MÉTODO DE QUANTIFICAÇÃO DE GLICERINA, ORIUNDA DO PROCESSO DE OBTENÇÃO DO BIODIESEL, POR CROMATOGRAFIA EM FASE GASOSA

Nº INPI: PI 0903957-0 Tipo: Patente de Invenção

Titulare(s): Senai/DR-BA-Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Departamento Regional da Bahia (BR/BA) / UFBA - Universidade Federal da Bahia (BR/BA) / IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (BR/BA)

Inventores:  Jailson Bittencourt de Andrade  / Alexandre dos Santos Machado / Rogerio da Conceição Rodrigues  / Núbia Moura Ribeiro

Descrição / Resumo: A presente invenção descreve um método de determinação da glicerina dissolvida no biodiesel B10 a B100 através de cromatografia em fase gasosa (CG), utilizando a derivatização da glicerina com agentes carbonilados. No presente método, acetais e/ou cetais são produzidos a partir reação de ciclização do respectivo triol na presença de aldeidos e/ou cetonas, respectivamente. A reação é catalisada por ácidos minerais, ácidos orgânicos ou sólidos ácidos. O tempo da reação variou de 5 a 60 min, com o sistema mantido sob aquecimento brando ao longo do experimento. A derivatização da glicerina é realizada com reagentes de baixo custo, em condições reacionais moderadas e produz derivados de volatilidade compativel com os analitos comumente empregados em CG.

DISPOSITIVO ELETROMECÂNICO PARA MEDIÇÃO DA GEOMETRIA TRIDIMENSIONAL DO COTO DE AMPUTADOS

Nº INPI: PI 0925275-4 Tipo: Patente de Invenção Titulare(s): Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)  e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Inventores: Angelo Roncalli Oliveira Guerra / William Fernandes de Queiroz / Ivan Max de Lacerda / Luzinaro Gomes da Silva  e Edson Jorge Alcantara Pereira.

Descrição / Resumo: A presente invenção tem aplicação na área da saúde e refere-se a um equipamento, contendo um dispositivo leitor eletromecânico, para medição e geração automática do modelo geométrico do coto de membros inferiores de pacientes amputados para confecção de próteses femural e transtibial. Embora a invenção também seja capaz, não se trata de um equipamento comumente utilizado com fins de leitura ou escaneamento de moldes em gesso (objetos inertes e inanimados) obtidos da perna de um paciente, mas sim de um dispositivo para leitura da parte amputada (perna real in vitro) incluindo a geração automática de um modelo computacional do membro real. Ele conjuga as funções de leitura personalizada (in vitro) em dois modos: analógico e digital. Consequentemente permite a redução das etapas de fabricação de próteses (pois não é necessário nenhum molde em gesso), além de garantir redução do grau de incerteza dimensional. A grande inovação do equipamento é a concepção desse dispositivo especial leitor eletromecânico de alta resolução que possibilita personalizar as medidas geométricas, produzindo e representando automaticamente seu modelo CAD virtual (ou do cartucho correspondente) na tela de um computador.

Pesquisadores:  Angelo Roncalli Oliveira Guerra / William Fernandes de Queiroz / Ivan Max de Lacerda / Luzinaro Gomes da Silva  e Edson Jorge Alcantara Pereira

CONSERVA DE AMÊNDOAS DE LICURI

Nº INPI: PI0605477-3 

Tipo: Patente de Invenção

Titulare(s): IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Inventores: Djane Santiago de Jesus; Francisco José Duarte.

Descrição / Resumo: Referente a um alimento nutritivo apresentado sob a forma de conserva e preparado a base de amêndoas  de licuri. O produto garante o bom aproveitamento dos frutos e os mantém em condições adequadas para consumo, preservando as suas excelentes características nutritivas.

AMÊNDOAS DE LICURI REVESTIDAS

Nº INPI: PI 0605123-5

Tipo: Pedido Patente

Titulare(s): IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Inventores: Djane Santiago de Jesus;

Descrição / Resumo: Patente de Invenção referente a um alimenta nutritivo e preparado à base de amêndoas de licuri. O produto garante o bom aproveitamento do potencial nutricional e sócio-econômica das frutos da palmeira do licuri e oferece uma alternativa ao consumidor de qualidade e de grande valor alimentício, fornecendo um produto de baixo custo e que pode ser comercializado de maneira rentável.

ALIMENTO A BASE DE LICURI COM CEREAIS

Nº INPI: PI 0704841-6

Tipo: Pedido Patente

Titulare(s): IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Inventores: Djane Santiago de Jesus; Francisco José Brito Duarte.

Descrição / Resumo: Alimento nutritivo constituído de partículas e/ou flocos de amêndoas de licuri aglomeradas, extraídas através do debulhamento do fruto, acrescidas de partículas e/ou flocos de outros cereais e/ou frutas e revestimento com um aglutinante podendo ser de glicose (mel) e sólidos de leite, resultando em um produto com elevado teor nutritivo, sabor apreciável e pronto para comer.

SORVETE E PICOLÉ DE LICURI

Nº INPI: PI 0704745-2

Tipo: Pedido Patente

Titulare(s): IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Inventores:  Djane Santiago de JesusFrancisco José Brito Duarte

Descrição / Resumo: Patente de Invenção referente a gelados comestíveis produzidos a partir da polpa de licuri e/ou amêndoas de licuri secas ou cozidas tendo como base água ou leite, com adição de outros ingredientes e substâncias que para serem submetidos ao congelamento, em condições tais que obtém-se um produto alimentício no estado congelado altamente nutritivo e de sabor apreciável.

ANALISADOR DE INCUBADORAS PARA NEONATOS

Nº INPI: PI 0805723-0

Tipo: Patente de Invenção

Titulares: IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia; UFBA - Universidade Federal da Bahia.

Inventores: Handerson Jorge Dourado Leite; Josemir da Cruz Alexandrino; Ricardo de Araújo Kalid; Valnilton Evilásio da Silva.

Descrição / Resumo: Objeto de patente de invenção, compreendido de estrutura de posicionamento de sensores, circuito eletrônico de condicionamento de sinais, armazenamento, apresentação e transmissão de dados, e opcionalmente um computador. A estrutura de posicionamento de sensores possui duas barras laterais móveis, com dois blocos de sensores móveis em cada barra, que permitem o posicionamento dos sensores de temperatura e fluxo de ar, um par em cada bloco móvel, possuindo ainda bloco central fixo, que abriga sensor de concentração de oxigenio, sensor de temperatura, sensor de umidade e sensor de ruído sonoro. O circuito eletrônico pode comunicar-se com o computador através de um cabo de comunicação para transmissão dos dados de medições efetuados e armazenados na memória interna. Adicionalmente, o circuito eletrônico pode ser conectado por outro cabo de comunicação ao computador para fins de programação e/ou leitura do dispositivo processador deste circuito eletrônico.

PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE COMPÓSITO A BASE DE SOLO-CIMENTO E FIBRA DE BANANEIRA PARA FABRICAÇÃO DE TIJOLOS

Nº INPI: BR 10 2012 000261 2

Tipo: Pedido Patente

Titulare(s): IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Inventores: Marilena Meira; Rui Carlos de Sousa Mota; Carine Santos Boaventura; Erica Santos da Silva; Juliana de Souza Borges; Tassia Pereira Borges.

Descrição / Resumo: A presente invenção refere-se à um processo de fabricação de um compósito utilizando material descartado da lavoura da bananeira (pseudocaute), cujas fibras são extraídos, secas e fibriladas juntamente solo, cimento e água, em proporções adequadas e que, após compactação e cura úmida, resulta num tijolo com excelentes características de durabilidade e resistências mecânicas. Afora seus atributos técnicos, a presente invenção também tem o mérito de ter baixo impacto para o meio ambiente por não contribuir para a geração de gases de efeito estufa pelo fato de dispensar a queima de combustível na fabricação do tijolo além de possibilitar o aproveitamento dos pseudocaules que, em geral, são descartados para o meio-ambiente depois que geram seu primeiro e único cacho de banana. A invenção tem potencial aplicabilidade na construção civil como uma alternativa de baixo custo para a construção de moradias populares.

ANALISADOR DE UNIDADES ELETROCIRÚRGICAS

Nº INPI: BR 10 2012 019230 6

Tipo: Pedido Patente

Titulare(s): IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Inventores: Handerson Jorge Dourado Leite; Josemir da Cruz Alexandrino; Marcus Vinicius Teixeira Navarro; Ruy Câmara Brandão; Hugo Antonio Nunes Silva; Claudio Reynaldo Barbosa de Souza

Descrição / Resumo: A presente Patente de Invenção (PI) diz respeito a um analisador de unidades eletrocirúrgicas de alta frequência que tem a função principal de realizar a verificação do desempenho de unidades eletrocirúrgicas, utilizando um mecanismo que é responsável por fazer a medição de grandezas elétricas (corrente de paciente e de fuga, potência, tensão e fator de crista) associadas aos sinais gerados por estas unidades. O analisador de unidades eletrocirúrgicas de alta frequência é formado por um circuito que compreende os seguintes elementos: Rede resistiva (1); Elemento sensor (2); Circuito de condicionamento (3); Conversor analógico-digital (4); Microcontrolador (5); Interface homem-máquina (6); Interface de comunicação com o computador (7). A forma construtiva deste analisador de unidades eletrocirúrgicas permite a obtenção de um equipamento de baixo peso, sendo, dessa forma, portátil, permitindo assim um fácil transporte, e fácil manuseio pelo operador.

MOINHO DE ALTA ENERGIA COM EIXO ALETADO DO TIPO HORIZONTAL

Nº INPI: PI 1106612-1

Tipo: Pedido Patente

Titulare(s): IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Inventores: Rodrigo Estevam Coelho.

Descrição / Resumo: O pedido de patente será mantido em sigilo durante 18 (dezoito) meses a contar da data da prioridade.

MANCAL COM SISTEMA DE SELAGEM HERMÉTICA PARA EQUIPAMENTOS ROTATIVOS

Nº INPI: PI 1106613-0

Tipo: Pedido Patente

Titulare(s): IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Inventores: Rodrigo Estevam Coelho

Descrição / Resumo: O processamento de materiais particulados, cujas dimensões podem ser variações da ordem de nanômetro a vários milímetros, tende a danificar os elementos de vedação . A presente invenção consiste de um mancal do tipo dinâmico resfriado a água , para trabalhos com partículas sólidas de diversos tamanhos. O mancal apresenta um sistema de vedação dinâmico capaz de manter o funcionamento , sob alto vácuo ou injeção de gás inerte. Pode ser utilizado em diversos tipos de equipamentos rotativos de baixa , média e alta velocidade . O mancal e o eixo trabalham com alinhamento preciso e a operação de funcionamento é extremamente silenciosa. A carcaça do mancal possui uma camisa interna com água para resfriamento , podendo circular em circuito fechado, retirando todo calor gerado em operação . Para o sistema de vedação do mancal foi prejudicado um elemento tipo labirinto e um anel de contato dinâmico , com rasgo para acoplamento do oring. A vedação é complementada por um retentor de pó e um selo mecânico , fixados na carcaça e com contato dinâmico com o eixo. A depender da aplicação , essa vedação impede a entrada de poeira provinda do ambiente externo ou de materiais particulados oriundos do processo em recipientes fechados.

SIMULADOR DOSIMÉTRICO PARA MEDIDA DE DOSE ABSORVIDA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO EM ODONTOLOGIA

Nº INPI: PI 1101586-1

Tipo: Pedido Patente

Titulare(s): IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (BR/BA); Universidade Federal de Sergipe (BR/SE).

Inventores: Wilson Otto Gomes Batista; Marcus Vinicius Teixeira Navarro; Ana Figueiredo Maia.

Descrição / Resumo: Patente de Invenção que consiste de um cilindro de PMMA 1 oco e fechado na parte inferior por tampa, 14, com 9, (nove) furos para encaixe dos condutos de acesso para detectores e na parte de superior por tampa 5 com nove, (9), (nove), furos para encaixe dos condutos de passagem e orifício 8 com tampa roscável para enchimento e esvaziamento do cilindro com água. Os condutos de acesso para o sistema de detecção, cilindros ocos, são formados por cilindros em PMMA com dimensões adequadas para passagem de câmara de ionização tipo Farmer ou câmara de ionização tipo lápis ou sistema semicondutor de dimensões semelhante. É previsto o uso de tarugos de PMMA 15 para preenchimento dos condutos de acesso que não estejam sendo utilizados e tarugos compensadores 16 e 17, para preenchimento do espaço não ocupado pelo detector. A disposição dos condutos de acesso para os detectores permite a determinação da dose absorvida em órgãos e tecidos relevantes. Os condutos de acesso estão dispostos na periferia do cilindro permitindo avaliar doses em medula espinhal, tireóide e superfície esquerda e direita da face e na posição central permitindo avaliar dose absorvida na linha média do cérebro. Os condutos de acesso localizados no arranjo que simula posições em uma arcada dentária de adulto permitirão avaliar doses absorvidas no isocentro de giro e nas glândulas salivares sublinguais e submandibulares e tireóide.

DISPOSITIVO DE CONTROLE E RESTRIÇÃO DE LUMINÂNCIA E NEGATOSCÓPIOS

Nº INPI: BR 10 2012 007763 9

Tipo: Pedido Patente

Titulare(s):. IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Inventores: Handerson Jorge Dourado Leite; José Rildo Fausto Ferreira Junior; Hugo Antônio Nunes Silva; Cláudio Reynaldo Barbosa de Souza; Ruy Câmara Brandão

Descrição / Resumo: Refere-se a um dispositivo que pode ser acoplado a qualquer tipo de negatoscópio (geral ou mamográfico) e que permite controlar a área iluminada através de um sistema de levantamento de placas específicas, constituídas de fenolite ou acrilico,acionadas  por um sistema de mancais, que quando levantadas impedem a passagem de luz pelas laterais do equipamento, restringindo a luminância do negatoscópio á área do filme radiográfico, facilitando portanto o processo de visualização do exame radiográfico pelo operador do sistema e diagnóstico pelo médico ou outro profissional de saúde. O dispositivo proposto neste documento é de fácil operação e baixo custo.

SIMULADOR PARA MEDIDAS DE DIMENSÕES FÍSICAS E RESOLUÇÃO ESPACIAL E SENSIBILIDADE DE CONTRASTE EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO EM ODONTOLOGIA

Nº INPI: PI 1101585-3

Tipo: Pedido Patente

Titulare(s):. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (BR/BA); Universidade Federal de Sergipe (BR/SE).

Inventores: Wilson Otto Gomes Batista; Ana Figueiredo Maia; Marcus Vinicius Teixeira Navaro; Hugo Antonio Nunes Silva;  Ruy Câmara Brandão.

Descrição / Resumo: Patente de lnvenção que consiste de um cilindro de PMMA 1 preenchido com parafina gel, contendo na parte central duas placas de PMMA 3 e 4 na qual existem objetos simuladores, furos e rebaixos, que permitirão a avaliação de dimensões físicas nas três direções espaciais, (xyz), e fechado na parte inferior e superior com tampa vazada, 6 e 9, contendo 4, (furos), para encaixe dos tubos, 7 e 10, que servirão como guias para os tarugos de medida do número de HU, 24. A placa de PMMA 3 e 4 que contem os furos e rebaixos é fixada na estrutura do simulador através de 8, (oito), hastes de PMMA 5 soldadas na placa e nas tampas do simulador 6 e 9. As placas de PMMA sâo tampadas com uma fina placa também de PMMA, tampas 16 e 18 para impedir que o material de preenchimento contamine os objetos de simulação.

PROCESSO DE OBTENÇÃO DE LICOR ATRAVÉS DE FORMULAÇÕES COM A POLPA E/OU COM A AMÊNDOA DE LICURI

Nº INPI: PI 1104175-7

Tipo: Pedido Patente

Titulare(s): IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Inventores: Djane Santiago de Jesus; Francisco José Brito Duarte; Genice de Jesus Santana; Carla Renata Santos dos Santos.

Descrição / Resumo: É uma patente de invenção referente ao licor, produto altamente inovador que tem como matéria prima o licuri fruto típico do semi-árido nordestino, com alto valor nutricional, o processo é feito com formulações a partir da polpa de licuri e/ou amêndoas de licuri secas, maduras ou cozidas tendo como base água e álcool etílico, com adição de outros ingredientes e substâncias complementares. O licor de licuri é um produto que segue o padrão de segurança alimentar, desde a sua colheita até o seu armazenamento,tomando o produto altamente competitivo, além de dinamizar a economia de regiões semiáridas, possibilitando a sustentabilidade das populações de baixa renda.

ESPECTROTÓMOGRAFO DE FLUORESCENCIA UV-VIS PARA CARACTERIZAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS E MEIOS HOMOGÊNEOS OU NÃO HOMOGÊNEOS

Nº INPI: BR 1020130288519

Tipo: Pedido Patente

Titulare(s): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia(BR/BA); Universidade Federal do Estado da Bahia (BR/BA).

Inventores: Vitor Leão Filardi; Iuri Muniz Pepe; Ivanoé João Rodowanski ; Carlos Eduardo Tanajura da Silva ; Angelo Oliveira dos Santos.

Descrição / Resumo: Desenvolvido como instrumento de apoio para laboratórios de analises quimicas, clinicas ou de pesquisa uma vez que permite realizar a caracterização de substancias e meios homogêneos e não homogêneos através de uma varredura espacial (eixos Z e Ɵ) ao longo da amsotra podendo medir absorbância, transmitância, reflectância e flourescência e assim caracterizar suas propriedades químicas e físico-quimicas, o mesmo é constituído de uma ou várias fontes radiantes (1), sistema de posicionamento Z (2) ve posicionamento no próprio eixo de rotação (3), que por sua vez fica apoioado numa porta amostra (4), a captação da fonte radiante se dá através de uma fibra ótica (5) que conduz a luz capatada até o espelho concavo (7) com o ponto focal na rede de difração (9) onde a saída do espectro decomposto incide no espelho plano (8) e sendo captado pela matriz CCD (10), assim o aparato de aquisição (6) conectado a um sistema microprocessado (11) é capaz de comandar ,armazenar ,adquirir dados de todo o sistema e exportar dados em formato de gráfico 2D, 3D e dados brutos para serem analisados por outros software.

DEFUMADOR DE PESCADOS

Nº INPI: MU 8802959-0

Tipo: Pedido Modelo Utilidade

Titulare(s): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA.

Inventores: Cristiane Freire Silvão.

Descrição / Resumo: Patente de Modelo de Utilidade descreve um defumador de pescados, caracterizado por apresentar uma estrutura, construída para facilitar o manuseio de diversos tipos de pescados, em um mesmo equipamento, compreendido por uma estrutura retangular, dotada de três câmaras, sendo uma de combustão (01), outra de filtragem (02) e a outra de defumação propriamente dita (03), interligadas entre si, com divisórias em tela para livre circulação de fumaça e estrutura de exaustão através de chaminé, localizada sobre a câmara de defumação. O compartimento (03) contém porta hermética de acesso, e nele estão implantados os sistemas de acondicionamento dos produtos que serão defumados, constando de conjunto de ganchos, prateleiras ou grelhas, bandejas e cilindro giratório. O compartimento (01) contém porta regulável, e base em forma de gaveta resistente ao calor. Estas duas câmaras (01) e (03) estão separadas entre si por duas bases feitas em tela, constituindo o espaço para filtragem da fumaça, chamada câmara de filtragem. O defumador será construído em alvenaria (tijolinhos) ou chapas inoxidáveis. Deve conter um aparelho de controle de temperatura e um sistema elétrico para o movimento do cilindro. Este modelo de utilidade pode ser instrumento eficaz de estudos na área técnica de processamento de pescados, tendo em vista, a facilidade de confecção do equipamento para trabalhos com diversidades de pescados

ADIÇÃO DE CINZAS DA CASCA DO CAFÉ EM MASSAS CERÂMICAS PARA PISOS E REVESTIMENTOS

Nº INPI: MU 8903003-6

Tipo: Pedido Modelo Utilidade.

Titulare(s): Universidade Federal do Rio Grande do Norte (BR/RN); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA (BR/BA).

Inventores: Eduardo Jorge Vidal Dultra; Wilson Acchar.

Descrição / Resumo: Refere-se a fabricação de placas cerâmicas para pisos e revestimentos com adição de cinzas da casca de café como matéria prima fundente na formulação, com variadas proporções de argilas e caulins, sendo que as cinzas de café são resíduo obtidos no próprio beneficiamento do café (das espécies arábica e robusta) quando as cascas são utilizadas como combustível em fornos de secagem; e que os revestimentos cerâmicos obtidos têm absorção de água entre 0,14 e 12,74%, onde se enquadram na classificação desde o grês porcelanato, com absorção abaixo de 0,5% até porosos, com absorção acima de 10%, e valores de resistência mecânica à flexão entre 19,41 e 40,77 MPa, onde para o grês porcelanato a resistência mínima exigida por norma é de 35 MPa.

APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE CINZA DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR

Nº INPI: MU 8903002-8

Tipo: Pedido Modelo Utilidade

Titulare(s): Universidade Federal do Rio Grande do Norte (BR/RN); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA (BR/BA).

Inventores:   Wilson Acchar; Raimundo Jorge Santos Paranhos; Antônio Carlos Pereira Santos.

Descrição / Resumo: Refere-se à fabricação de placas cerâmicas para pisos e revestimentos com adição da cinza do bagaço da cana de açúcar como material fundente na formulação, sendo que a cinza do bagaço da cana de açúcar são resíduos obtidos no beneficiamento da cana de açúcar, sendo o bagaço utilizado como combustível nos fomos de destiladas e usinas termoelétrica gerando a cinza; sendo que os revestimentos cerâmicos obtidos tiveram absorção de água variando de 0,10 % a 2,51 %, podendo ser enquadrado desde o grés porcelanato, com absorção abaixo de 0,5 % até revestimento poroso, com absorção superior a 10 %, e valores de resistência à flexão variando entre 20,63 Mpa e 42,86 Mpa, segundo a norma a resistência a flexão 35 Mpa; e que na formulação das massas utilizou-se argila caulinitica, caulim, feldspato e cinza do bagaço da cana de açucar conforme formulações.

SISTEMA MAGNÉTICO DE AMORTECIMENTO

Nº INPI: MU 9100640-6

Tipo: Pedido Modelo Utilidade

Titulare(s): IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia(BR/BA).

Inventores: Jancarlos Menezes Lapa; Alexandre Santos da Silva; Jucimar Silva de Almeida; Jorge de Souza Júnior.

Descrição / Resumo: O presente modelo de utilidade refere-se a um dispositivo baseado nos princípios de funcionamento dos "trens balas" que levitam sobre os trilhos a uma latura de aproximadamente 20 cm. A solução é a construção de casas com um sistema de amortecimento por repulsão/atração magnética usando a energia elétrica em eletroímãs. Assim a habitação não tocará o chão durante um abalo sísimico, mantendo-se intacta por estar levitando. desta forma, o mecanismo propõe uma solução para a preocupação dos habirantes de regiões afetas por abalos sísmicos.

DESTILADOR POR ARRASTE A VAPOR PARA EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS

Nº INPI: MU 9100280-0

Tipo: Pedido Modelo Utilidade

Titulare(s): IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

Inventores: Joseina Moutinho Tavares.

Descrição / Resumo: O presente M.U. descreve um equipamento  para obtenção de óleos essenciais compreendido por uma panela elétrica a vapor plastificada disponível no mercado, por exemplo Eterny, Food Steamer e Walita; um coletor do vapor condensado; uma cuba de destilação preferencialmente contendo peças desmontáveis; tampa com material inerte e resistente; garras para fixação da tampa; mangueira para conectar a panela ao condensador.